segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Interaction Design Institute IVREA

   Interaction Design Institute IVREA é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada porTelecom Italia e Olivetti. Com sede em Milão, que oferece um programa de dois anos de Mestrado em Design de Interação para os participantes de todo o mundo, com formação universitária anterior em design, arquitetura, comunicação, ciência da computação ou psicologia.  É uma escola e um centro de inovação em design e, como tal, está na posição única de ser experimental e informativa. Interação com o Ivrea é um lugar para enquadrar debates, agendas, compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de idéias e para a educação e aprendizagem.

Interaction design IUAV, Lab 2, Veneza

  No laboratório de design os alunos, trabalhando em equipes, são convidados a desenhar um objeto físico ou instalação que fornece informações de algum tipo. Pode ser uma informação específica, como a chegada do ônibus ou o estado das marés, ou informações mais periféricas, como o movimento de pessoas em um local remoto. Os alunos aprendem eletrônica básica e têm experiência com 'hacking". No final do Lab eles fazem um protótipo funcional de seu projeto.
  Alguns projetos: 




As luzes estão acesas: Eles devem estar em casa


  É constituída por um par de casas interativo para duas pessoas sentimentalmente ligados, o que proporciona uma intimidade doméstica de maneira muito gentil.




O que minhas plantas estão fazendo? Deixe-me escuta-las 


  É um sistema que ajuda as pessoas a manter contato com suas plastas quando estão fora de casa, ouvindo suas "vozes" e sabendo quando estão com sede. Um novo canal de comunicação liga as plantas a um dispositivo carregado pela pessoa. 



Intervenção: Resultado final




  O grande objetivo da intervenção era melhorar o acesso à loja tornando-o mais convidativo, visto que a visualização da mesma é prejudicada devido a localização mais afastada, procuramos então, trazer a lojinha para a rua, chamar a atenção do cliente. Uma vez dentro do corredor criamos um ambiente de imersão e prazer, de magia, que encanta o passante levando-o, conduzindo-o de forma leve a graciosa até o destino final: a lojinha. 
  Para criar um ambiente propício para a sensação de imersão que queríamos causar nas pessoas que por ali passassem usamos painéis trabalhados com trama que diminuíam a comunicação entre o corredor e o meio externo. Para conduzir os clientes até a lojinha foi criado um sistema de iluminação que o acompanha, por meio de sensores, desde o inicio do corredor até a lojinha, formando um verdadeiro caminho de luz, nome do lugar. Luminárias feitas com o mesmo material da trama, fio de PVC, foram colocadas por cima das lâmpadas. Foi colocado também um pano preto na entrada do corredor, despertando a curiosidade dos passantes que ao se aproximarem deparavam-se com uma série de buraquinhos atravessados por lentes  onde podiam espiar o que acontecia lá dentro por diferentes ângulos e cores. 



Painéis

Luminárias




Montagem: Confecção das luminárias
Montagem: Fixando os painéis
Montagem: Soldando o circuito

Objeto Interativo








  O objeto interativo a seguir não apresenta nenhuma funcionalidade concreta por assim dizer. A ideia é realmente causar uma interação entre pessoa e objeto sem nenhum objetivo fixo, é permitir alguns instantes de pura e simples diversão. O objeto consiste numa caixa dividida em pequenos compartimentos onde em alguns casos existem sensores que ativam conjuntos de LEDs e sons, a brincadeira é descobrir por meio das bolinhas de imã as diversas possibilidades e combinações de sons e luz.


Obs: Além dos conjutos de LEDs apresentados existe mais um branco que parou de funcionar recentemente cujo conserto não foi possivel.